Homofobia significa aversão a homossexuais e compreende qualquer ato ou manifestação de ódio ou rejeição a eles e a bissexuais, transexuais, lésbicas ou travestis.
Segundo dados do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, são cinco denúncias por dia no Brasil, porém os números reais são muito maiores: a cada 28 horas é registrada uma morte motivada por homofobia.
Ainda segundo dados do Ministério, entre os crimes mais recorrentes estão a violência psicológica, com 40,1% do total; a discriminação, com 36,4%; e a violência física, com 14,4%. Entre os tipos mais reportados de violência psicológica encontram‐se as humilhações (36,4%), as hostilizações (32,3%) e as ameaças (16,2%). E em relação aos crimes de violência física, estão estelionato, furto, agressão e lesão corporal.
Ainda não há uma legislação que puna especificamente a homofobia no Brasil, por isso a denúncia é tão importante para mostrar a necessidade de uma lei.
Para denunciar, disque 100 ou acesse www.denuncia.pf.gov.br. Além disso, sites como www.direitohomoafetivo.com.br ouwww.abglt.org.br divulgam informações sobre o assunto.
No Brasil há pelo menos 18 milhões de domicílios urbanos ocupados irregularmente, segundo o Ministério das Cidades, e as...
Não são raros os desentendimentos entre herdeiros quando o assunto é a divisão de bens de um falecido. As...
O usufruto, termo originário do latim usus fructus (uso dos frutos), é uma forma jurídica muito usada para as...