Seu navegador não suporta ou está com o JavaScrip desabilitado, por conta disso, pode ocorrer falhas nesse site.
Monteiro & Valente - Advogados Associados - Um pouco de História...
Um pouco de História… 22 abril, 2014

É com muito prazer que, hoje, damos início ao blog da Monteiro & Valente! Em nosso primeiro texto, trazemos para vocês um pouco de história sobre o mundo da advocacia. Vamos contar-lhes como surgiu o curso direto e algumas outras curiosidades interessantes.

Então, pra vocês, um pouco de história:

A primeira universidade do mundo a ministrar o curso de direito foi a Universidade de Bolonha, localizada na Itália. O curso começou a ser lecionado em 1.150. Enquanto no Brasil a fundação dos cursos de ciências jurídicas aconteceu em 11 de agosto de 1.827, nas cidades de Olinda e São Paulo, inauguradas por Dom Pedro II. Por conta disso, todo dia 11 de agosto é comemorado o dia do advogado.

De acordo com o Ministério da Educação, o Brasil é o país com o maior número de faculdades de direito em todo o mundo, possuindo 1.153 cursos jurídicos de nível superior.

A OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – foi fundada em 1.931, 88 anos depois do IAB – Instituto dos Advogados do Brasil, fundado em 07 de agosto de 1.843.

O primeiro referendo realizado no Brasil aconteceu em 06 de janeiro de 1963, durante o governo de João Goulart. A votação abordou o sistema de governo, na época o país havia adotado o sistema Parlamentarista e com o a decisão do referendo, retornou ao Presidencialista.

A primeira Constituição escrita do mundo foi a Americana, em 1.787.

O Regimento Régio de 17 de dezembro de 1.548, promulgado por Dom João III é considerado a primeira constituição brasileira.

O primeiro afro descendente a fazer parte do Supremo Tribunal Federal foi o Dr. Pedro Augusto Carneiro Lessa, jurista, professor da USP, magistrado e político, que integrou o STF em 1.907.

A primeira mulher a obter o título de bacharel em Direito no Brasil foi Maria Augusta Saraiva, graduada pela USP, em 1.902. Enquanto Myrthes Gomes de Campos foi a primeira mulher a exercer a advocacia no Brasil, de 1.924 até 1.944, exerceu o cargo de encarregada pela Jurisprudência do Tribunal de Apelação do Distrito Federal. Além de funcionária da Justiça Mythes também foi a primeira mulher advogada a ingressar no antigo Instituto da Ordem dos Advogados do Brasil, atual Instituto dos Advogados do Brasil.

Mais Notícias

Monteiro & Valente Advogados - Usufruto 6 Informações importantes so... 26 de setembro

O usufruto, termo originário do latim usus fructus (uso dos frutos), é uma forma jurídica muito usada para as...

Aposentadoria durante a Pandemia Veja as regras para o pedido d... 12 de setembro

A pandemia do coronavírus provocou a interrupção no atendimento presencial aos segurados e beneficiários nas agências do INSS (Instituto...

LEI Nº 11.441, DE 4 DE JANEIR... 31 de agosto

Altera dispositivos da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 – Código de Processo Civil, possibilitando a realização...