O mundo dos negócios às vezes se torna complicado devido aos famosos ‘atrasos de pagamentos’. Algumas medidas podem ser tomadas quando uma pessoa está te devendo.
Antes de realizar qualquer ação, é importante que você entre em contato com a pessoa, relembre a dívida e tente um acordo. Caso não seja resolvido dessa maneira, existem alguns caminhos.
Primeiramente você deve protestar o valor da dívida, ou seja, colocar a pessoa em um banco de dados de inadimplentes. Ela será informada e deverá pagar o valor em aberto.
Caso não se resolva, você deve entrar com uma ação. Dependendo do valor, não é necessário a contratação de um advogado, pode-se utilizar a justiça gratuita através do Juizado Especial de Pequenas Causas.
Se a situação continua complicada e se estende por mais tempo, deve-se contratar um advogado para que ele entre com uma ação de execução para solicitar o pagamento da dívida.
O juiz, ao tomar conhecimento do caso, solicitará a quitação da dívida em até 72 horas. Se não for realizada, as medidas tomadas serão diferentes e causarão problemas, como bloqueio bancário, de imóveis e judicial.
Caso ainda tenha alguma dúvida, queira saber mais ou tenha alguma sugestão, coloque nos comentários e siga-nos nas redes sociais para mais conteúdos como esse.
No Brasil há pelo menos 18 milhões de domicílios urbanos ocupados irregularmente, segundo o Ministério das Cidades, e as...
Não são raros os desentendimentos entre herdeiros quando o assunto é a divisão de bens de um falecido. As...
O usufruto, termo originário do latim usus fructus (uso dos frutos), é uma forma jurídica muito usada para as...