Segundo o Indicador Econômico Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, o Brasil tem milhões de consumidores inadimplentes. Mas o que significa inadimplência e como ela afeta o nosso dia a dia?
Inadimplente é a pessoa que está em atraso com seus compromissos de pagamento, com o cumprimento de suas obrigações jurídicas no prazo estipulado.
“As empresas que possuem esse crédito podem tomar várias medidas, sendo a mais freqüente a cobrança do valor em atraso. Essa cobrança precisa ser realizada de maneira justa e pode negativar o nome do cliente. Em último caso, a empresa também pode entrar com uma medida judicial”, esclarece o Advogado, Mark William Ormenese Monteiro.
Normalmente no mercado brasileiro existe um prazo para esse pagamento ser efetuado. A concessão varia de 10 a 30 dias, para que a pessoa consiga pagar com multa.
“Caso a empresa decida ingressar judicialmente, além da multa o pagamento será com juros. É importante ficar atento para as datas e fazer o pagamento, pois a conta pode ficar muito mais cara. Em casos específicos o cliente terá de contratar um advogado e pagar os custos judiciais”, finaliza.