O ano continua com perspectivas negativas em relação à economia. Diante de tantas incertezas, empresas estão consumindo ainda mais os serviços de cobrança especializada para minimizar os riscos de inadimplência.
Entre as razões para a inadimplência estão o descontrole financeiro, o empréstimo de nome para terceiros e as despesas extras que surgiram nas famílias. Dentre todas, a causa principal é o desemprego.
Com esse cenário, todo empresário deve ficar atento e considerar que 5% dos seus ganhos podem ficar comprometidos por clientes inadimplentes. Porém, em algumas empresas, esse débito chega a 30%, o que pode levar a empresa a falir.
A cobrança ativa e terceirizada pode auxiliar nessa situação, tanto para não comprometer a energia da equipe de vendas quanto para trazer resultados mais rápidos.
Veja algumas dicas para evitar a inadimplências dos clientes:
- Não fique com receio de cobrar. Receber pelo serviço prestado é seu direito;
- Cobrar por e-mail pode ser a melhor saída, para isso crie uma conta apenas para tratar de assuntos financeiros;
- Utilize uma comunicação formal e séria ao falar sobre os pagamentos;
- Sempre que puder dê um status de empresa para o seu negócio, mesmo que você trabalhe sozinho;
- Se sentir que uma negociação é arriscada e que pode levar ‘calote’, não venda;
- O boleto é uma ótima solução para diminuir a inadimplência;
- Não entregue todo o trabalho sem que esteja com o valor quitado;
- No início do trabalho, solicite um adiantamento do pagamento;
- Faça um contrato com todas as obrigações de pagamento;
- A relação deve ser transparente, por isso, se o cliente não pagar converse com ele e, caso necessário, suspenda o serviço;
- Contrate uma empresa especializada em cobrança, de preferência que também tenha apoio jurídico.